Notificações

Kinguin ALTERNATE a. 1.43 2.65
 
 
Exemplos - mucha #6
 

Data: 12 Julho 2017 19:27

 
 

Boa noite pessoal, esta rubrica marca a mudança no conteúdo das mesmas, depois de cinco rubricas onde foram abordados alguns temas individuais e colectivos e foi feito uma espécie de guia para os jogadores vou daqui em diante falar sobre alguns temas que estão ligados a comportamentos, mentalidades e também fazer algumas análises a equipas, eventos ou acontecimentos nunca esquecendo que tudo o que seja escrito é da minha inteira responsabilidade visto que é a minha opinião e visão que estou a expor aqui em texto. 

Nesta 6ª rubrica vou falar sobre exemplos, a importância que têm e o papel que desempenham no crescimento e na motivação dos outros.

 

Significado de exemplo - "Situação da qual é possível tirar um ensinamento", "modelo a seguir ou a ser evitado", "acção ou comportamento que pode ser imitado". 

O facto de considerarmos uma pessoa como exemplo quer dizer que aprovamos o que faz ou, o que é, ou como é como sendo um bom exemplo e quando não aprovamos consideramos um mau exemplo. Os bons exemplos são os que nos fazem melhorar, sonhar e no Counter-Strike isso também acontece, temos a tendência de nos inspirar em equipas e/ou jogadores de maneira a evoluirmos e a alcançar o patamar do que nos serve de exemplo. 

Quando comecei a jogar Counter-Strike nos finais de 1999 tinha o meu primo como exemplo a seguir, disparava e mexia-se muito bem era um dos melhores jogadores a fazer o famoso bunny hop, aliado a isso dava-se bem com muita gente do jogo e então o meu objectivo era chegar ao mesmo nivel de jogo dele. Comecei a participar em torneios e a conhecer mais jogadores e equipas e tive a felicidade de conviver com excelentes pessoas e grandes jogadores, com isso comecei a ter outros jogadores como exemplo porque achava que eram ainda melhores como o sludge e o bewer, lembro-me na altura que a equipa dos HS (Hellsquad) era imbativél e teve bastante tempo, 1 ano julgo eu sem perder um único mapa oficial, todas as equipas tinham como objectivo destronar o HS.
Com o passar do tempo apareceram novas equipas e muitos novos jogadores e foi criada uma equipa que serviu de exemplo para todas as outras e foi muito importante para a evolução do CS em Portugal que foram os Utilpost, equipa criada para representar uma lanhouse/loja de informática em Lisboa onde os jogadores foram todos escolhidos a dedo por causa dos seus pontos fortes e com o melhor in-game leader de todos os tempos, JuDiCe. Essa equipa que mais tarde passou a jogar com o nome de 5GIANTS elevou o nivél praticado no país não só porque tinha um jogo muito mais pensado e estratégico mas como também demonstrou que esse mesmo estilo de jogo fez com que a equipa tivesse bons resultados a nivel internacional.

Um bom tempo depois dessa equipa vi-me numa situação completamente diferente que estava habituado que era o de eu próprio e a minha equipa servir de exemplo para muitos outros e com isso vinham outras responsabilidades, não só continuar a ter bons resultados mas também passar conhecimento e a mentalidade certa para quem nos seguia.

Depois de ter deixado de jogar houve o aparecimento de uma equipa inicialmente nos defs e que posteriormente foi para os K1CK que foi a equipa capitaneada pelo coachi que dominou por completo o CS nacional quer a nivel de jogo quer a nivel de empenho nos finais do CS 1.6, numa altura em que já existiam bastante equipas profissionais esta equipa conseguio com muito trabalho e dedicação bater-se de igual para igual com equipas que tinham condições de excelência fazendo o país acreditar novamente que em Portugal tinhamos muito talento e vontade de triunfar e capacidades para tal a nivel internacional.

 

O que é que pretendo dizer com este pequeno flashback em termos de história de Counter-Strike em Portugal? Não só informar a nova geração de jogadores um pouco sobre a história do CS no nosso país mas como também realçar que houve sempre bons exemplos e era incutida a mentalidade certa, todas as gerações que vieram a seguir tinham os melhores ingredientes para alcançarem o mesmo nivel dos anteriores e/ou até ultrapassa-los.

Atualmente o que é que temos que possa servir como exemplo?

Como bom exemplo temos o fox, um jogador que sempre acreditou que o sonho de ser profissional era possivél e continuou sempre a trabalhar para melhorar as suas habilidades mesmo quando era altamente criticado, acabou por ver compensado o seu tempo perdido, a sua paciência, a sua dedicação e paixão pelo jogo e é um orgulho para todos nós. Sem ele Portugal que já é pouco falado em termos de CS seria ainda muito menos. Como referência que é, tem nos ombros o peso de uma nação e também faz sonhar os novos jogadores que podem acreditar também que se trabalharem e se dedicarem como o próprio fez que o sonho é possivél.


Em termos de equipas já há bastante tempo que não existe nenhuma que sirva de modelo para todas as outras, atualmente temos os K1CK que em termos individuais são muito bons mas que jogam um CS descordenado e em modo mix e depois temos os Alientech que são bem melhores em termos estratégicos mas que não têm tanto poder de fogo. Este é um sinal errado que estamos a passar para os mais novos, então para ganhar torneios no meu país basta disparar melhor que outros? A melhor equipa não deveria bater todas as outras em todos os campos? A nivel de skill e táctico? 

Houve o aparecimento de algumas plataformas e inovação em termos de redes sociais nomeadamente a Twitch e Youtube onde algumas pessoas fazem livestreams e aproveitam para se darem a conhecer,entreter as pessoas, ou mostrar o seu jogo, até aí tudo bem é positivo até porque estão a contribuir para o crescimento da comunidade visto terem publicos diferentes mas depois começamos a analisar os conteúdos e o que é que encontramos? Jogadores de topo que querem ser profissionais a jogar com jogadores claramente mais fracos em vez de estarem a tentar melhorar o seu jogo ou a ganhar experiência contra os melhores, tudo a mandar vir uns com os outros e a ofenderem-se, miudos a serem completamente humilhados quando deviam estar a receber alguns incentivos para evoluirem.

As pessoas com alguma maturidade conseguem filtrar e perceber que na stream os melhores jogadores estão fora do ambiente competitivo e que estão relaxados num ambiente estre amigos mas imaginem que são um miudo de 15 anos onde são autênticas esponjas que absorvem tudo o que ouvem e vêem, o que é que vai acontecer? Vão repetir tudo isso e achar que é o caminho a seguir porque se o 'expoente' máximo faz é porque está certo, é normal, faz parte, todos nós passamos por isso.

 

Agora posto isto como é que podemos esperar que haja uma evolução em termos de mentalidade e que apareçam novos jogadores com vontade e disciplina quando os exemplos que temos tirando o fox são maus exemplos? Será que realmente querem ser profissionais, ajudar a comunidade e faze-la melhorar ou só tirar o máximo de dinheiro que conseguem? Não estou a dizer que não existam jogadores que não tenham a mentalidade certa mas sim que atualmente quem tem mais 'poder' para instruir e disciplinar simplesmente não o faz, faz-me lembrar um pouco a politica, será que não fazem porque não conseguem ou porque simplesmente lhes dá mais jeito que fique tudo como está?

Cumprimentos,
André Muchagata
muchagata14@hotmail.com
Comentários

É necessário ter o login feito para efectuar um comentário.

 
#1 sekun 17 Julho 2017 | 21:26
A atual scene de CS:GO nacional resume-se a esta frase "Jogadores de topo que querem ser profissionais a jogar com jogadores claramente mais fracos em vez de estarem a tentar melhorar o seu jogo ou a ganhar experiência contra os melhores, tudo a mandar vir uns com os outros e a ofenderem-se, miudos a serem completamente humilhados quando deviam estar a receber alguns incentivos para evoluirem." As preocupações dos jogadores hoje em dia é chegarem a Global e/ou LVL10 na faceit e pensam que já está tudo feito, que já são pros. E depois miúdos são influenciados (como dizes e muito bem) pelas atitudes que Youtubers/Streamers praticam e daí haver cada vez mais toxicidade neste mundo. Visto que são exemplos e seguidos por milhares devia de haver uma maior preocupação na linguagem/atitudes, visto que nos dias de hoje a percentagem de menores de 16 anos a jogar é cada vez maior. Grande post!