Notificações

 
 
K1CK vs. OFFSET: Irregularidade ou 'anti-desportivismo' ?
 

Autor: Marcelo Silva

Data: 01 Fevereiro 2019 18:31

 
 

No passado dia 31 de Janeiro os K1CK enfrentaram os OFFSET para a segunda jornada da Liga Portuguesa de Counter-Strike T1 - 1ª divisão, jogo esse que terminou 16-1 para os OFFSET, e, durante a stream, a produção da liga colocou o "team radio" da equipa dos OFFSET, permitindo então aos espectadores ouvir aquilo que era dito pela equipa no teamspeak. A dado momento da comunicação entre a equipa é possível ouvir aquilo que, alegadamente, é a voz de zlynx a dizer "Porque é que a stream não está a dar na televisão? Temos que meter 'pause' a seguir" e de seguida outra voz, que aparenta ser de JUST afirma "Não digas isso!". De recordar que o escritório dos OFFSET, na zona de competição/treinos tem um ecrã de televisão junto aos jogadores.

O caso levou a suspeitas de que a equipa dos OFFSET estaria a utilizar a stream para perceber a economia dos jogadores da equipa adversária e, possivelmente, outros factores para os ajudarem. O caso tomou um maior protagonismo quando foi citado pelo internacional português Ricardo "fox" Pacheco que afirmou num tweet "Acho impressionante a naturalidade do tom do zlynx a dizer que vai pedir pause para ir chekar a stream [...] (no meu caso se fosse dos K1CK pedia a vitoria por default, muito facil"

Embora no regulamento da LPCS não haja um artigo específico a censurar este tipo de comportamento, existem dois artigos em que o mesmo se pode enquadrar, estando eles presentes no Livro II - Código de Conduta > Capítulo II - Conduta Média ou Leve > Artigo 34º (Comportamentos censurados):

  • e) A tentativa ou ato de olhar para um monitor que está a transmitir o jogo em questão.
  • f) A obtenção de informação por um espetador, que no jogo não teria hipótese de obter por meios válidos, por qualquer sinal.

De acordo com o publicado nas redes sociais pelo coordenador de CS:GO da Inygon, o caso está agora entregue ao Conselho de Arbitragem da liga que irá avaliar o mesmo.

Casos deste género em torneios online podem ser recorrentes, sendo, no entanto, sempre complicados de provar.

 

Comentários

É necessário ter o login feito para efectuar um comentário.