Notificações

 
 
Torneios - mucha #7
 

Data: 12 Agosto 2017 22:40

 
 

Boa noite a todos, é verdade que já hà algum tempo que não escrevia um artigo de opinião mas deve-se ao facto de ter estado de férias e também por ter ingressado na equipa dos defs como coach algo que me roubou um pouco mais de tempo mas estou de volta e com baterias renovadas, hoje trago um tema que já foi várias vezes falado e tem muito que se lhe diga, torneios

Falar sobre este tema para mim é complicado porque na altura em que jogava haviam torneios todos os fins de semana, cheguei a participar em torneios offline com 64 equipas, os organizadores tinham de falar constantemente uns com os outros para não sobreporem os seus eventos, primava-se o convivio além do torneio em si e a realidade atual está a anos luz disso tudo, acho que Portugal conseguio ser dos poucos países a conseguir andar para trás nesse sentido.

Até ao dia de hoje tivemos apenas 6 torneios em 2017 que realmente possam contar como tal, foram eles:

XF Ozone CUP
MESC
4Gamers CS:GO Masters
Worten Omen Challenge
ASUS ROG Masters PT - Finais
 Asus Aura Sync Tournament

Dentro destes 6 torneios temos 3 vertentes:

  • Asus Aura Sync Tournament e a xfunction Ozone Cup foram jogados unicamente online.
  • Mesc jogado unicamente offline em   Braga.
  • 4Gamers, Worten Omen Challenge e Asus Rog Masters 2017 com fase online nos qualificadores e depois a fase offline para as finais.

Quando vejo isto entristece-me bastante, como é que é possível estarmos em 2017 a 3 meses e meio de acabar o ano e contabilizarmos apenas 6 torneios? Já sem dizer que deviamos contar apenas 4 porque torneios nacionais 100% online são de uma importância muito perto do 0.

Como podemos constatar, existe uma falta tremenda de torneios e como tal as próprias marcas acabam por não investir mais seriamente nas equipas porque em questão de visibilidade não lhes é viável e têm outras opções de publicidade com maior alcance.

Temos falta de torneios, mas que tipo de torneios? É uma pergunta que me fazem muitas vezes e é bastante pertinente, não só temos falta de torneios grandes que levem mais do que 4 equipas para a fase offline como foi o caso do MESC que para mim foi o único real torneio visto que foi 100% offline e da 4Gamers CS:GO Masters apesar de terem borrado a pintura na minha opinião onde podiam ter perfeitamente posto um prize money mais baixo, mantinham o torneio 100% nacional e tinham lá mais equipas, como temos também falta de torneios de menor dimensão e mais locais, é um facto que atualmente temos poucas lanhouses mas temos o exemplo da Lan House Station a dinamizar bastante os torneios locais, em Lisboa não existe rigorosamente nada apesar de haver a 1up Gaming Lounge e a Gargula Gaming e mais a sul a Farowest que vai aparecendo muito timidamente.

Mas torneios locais porquê? Infelizmente a realidade é que pelo menos metade da nossa comunidade atual nunca jogou em lan e todos os jogadores devem ter o feeling de jogar o jogo nas suas máximas condições a todos os niveis, computadores, cadeiras, monitores e baixo ping, aliado a isso sentir toda aquela adrenalina e o misto de emoções que é criado unicamente em torneios offline que é muito importante para o desenvolvimento dos jogadores, é aí que nasce o bichinho, a vontade, o sonho e o começar a trabalhar para o sonho se poder tornar realidade. Havendo torneios locais isso torna-se possível para qualquer jogador e não vai limitar essa experiência apenas aos melhores jogadores.

Todos estes torneios, de grande ou pequena dimensão deviam servir de complemento a um Campeonato Nacional que na minha opinião é imperial que haja, um evento com um formato diferente e mais estruturado de maneira a criar uma base para a nossa scene e também servir de montra para os patrocinios de maneira a que tenham mais visibilidade e finalmente façam um maior investimento para as coisas ganharem um ritmo mais acelerado, tinha grandes esperanças quando apareceu a Bitzer mas depois de ver as suas acções e ouvir os responsaveis fiquei com poucas esperanças que vá ser aquilo que muitos de nós gostariamos que fosse.

Mas isso no CS é muito complicado, os mais novos estão sempre a saltar de equipa e iam haver muitos defaults, achas mesmo que isso ia resultar? Tenho a plena convicção de que ia funcionar, temos um excelente exemplo disso apesar de ser noutro jogo que é a LPLoL, obviamente que teve muitas falhas e coisas menos boas mas isso é como tudo, aprender e melhorar e a prova disso é o aumento de qualidade que esse torneio teve e o que trouxe á scene de LoL que tem uma boa estrutura em termos de condições já estão uns bons passos á frente do que acontece nos torneios de CS e está num excelente caminho, com esse torneio e devido as regras as equipas são muito mais organizadas e estaveis facilitando também a entrada das marcas e criando melhores condições para os jogadores.

Em suma, temos de criar as fundações para depois sim montar a casa e julgo que passa muito por aquilo que referi, precisamos que as lanhouses dinamizem mais e melhor, precisamos de maior regularidade em termos de eventos pequenos para servirem de preparação para os torneios de maior dimensão e criar motivação aos jogadores novos e preparar as equipas para os torneios maiores, precisamos de um torneio com uma estrutura diferente de modo a termos mais estabilidade, disciplina, um pouco de profissionalismo e criarmos oportunidades para as marcas investirem.

É nisto que acredito que possa fazer a diferença e faça o verdadeiro turnover no nosso país.

Para terminar queria só referir que estou disponivel para ajudar dentro do que puder e souber todas as pessoas que queiram realizar eventos, podem-me contactar através do email: muchagata14@hotmail.com
Cumprimentos,
André Muchagata

 

Comentários

É necessário ter o login feito para efectuar um comentário.